RENKON

Ou raiz de lótus, é utilizado frito ou refogado na culinária japonesa. É considerado uma dádiva, uma vez que nasce em meio à lama. Sua textura é macia e fibrosa, semelhante ao takenoko, e o sabor é leve. Antes de ser utilizado, deve ser descascado e imerso em água fria para não escurecer.

Uma curiosidade: é logo ao amanhecer, quando o sol já está de todo acordado mas ainda não criou forças, que os botões da flor de lótus abrem suas pétalas, como se despertassem de um sono tranquilo. Em poucos minutos, a plantação fica plenamente florida e no final do dia, a maior parte novamente se fecha, para, na manhã seguinte, repetir o ritual. Mas sua beleza é efêmera - ao final de 48 horas, as pétalas caem. Esse processo lembra o preceito budista da impermanência, que diz que tudo na vida está em constante transformação.

BIFUN

Macarrão de arroz:

MYOUGA

É um tipo de gengibre japones de sabor exótico, cuja flor é comestível:

TAKENOKO

Ou broto de bambú, é um alimento que possui propriedades anticancerígenas, além de ser bioativo e rejuvenescedor. Rico em potássio, é muito utilizado tanto na culinária japonesa quanto na chinesa.



São mais de 1000 as variedades de bambús. Os brotos frescos após descascados, devem ser cozidos por 15 minutos, pois alguns, geralmente os mais amargos, contém acido cianídrico, um veneno fortíssimo, prejucial ao nosso organismo e que se destrói com o cozimento. Portanto, é sempre importante saber a origem deste alimento e adquirí-lo de fontes confiáveis.
Dependendo da dureza dos brotos devem ser cozidos por mais tempo. Depois de cortados podem ser utilizados nas mais diversas receitas: refogados, risotos, ensopados, conservas. Há os que preferem assá-los ao invés de cozê-los, nesse caso são simplesmente colocados com a casca - que servirão como proteção - sobre a grelha, até que fiquem tenros por dentro.

OSHIZUSHI

Literalmente sushi prensado, é feito utilizando-se um molde de madeira chamado oshibako, onde são colocados a cobertura e o shari, opcionalmente os recheios, e pressionando-se a tampa para que o resultado seja um bloco compacto, que posteriormente é removido do molde e cortado em pedaços menores:

OSHIBAKO

É o molde madeira utilizado para preparar o oshizushi: