NATTOU



É um alimento probiótico tradicional japonês feito de soja fermentada, rico em proteínas, com um aroma característico, sabor forte e consistência pegajosa que alguns acham repulsivo.
Muito nutritiva, durante a fermentação, a soja viscosa produz vitaminas B2 e K, além de minerais como ferro, cálcio e potássio. Contém também enzimas que ajudam na digestão.
Recomenda-se mantê-lo sob refrigeração e consumí-lo em cerca de uma semana, pois gradualmente seu sabor sofrerá alteração: se fermentar demais, a soja dissolve-se completamente exalando um forte odor semelhante ao do amoníaco. Pode ser congelado para consumo posterior.
Típicamente ingerido com arroz, geralmente no café da manhã japonês, pode ser temperado com os mais diversos ingredientes, entre eles os mais comuns são: molho de soja, mostarda, nabo ralado, cebolinha picada, quiabo e ovo de codorna crú:

AL DENTE


Expressão italiana que descreve o cozimento dos alimentos até que adquiram firmeza, mas não fiquem duros - algo totalmente cozido, mas apenas até que perca seu gosto crú. É um estágio intermediário entre o pouco cozido e o passado.