BOLEADOR E BATEDOR

É um instrumento culinário 2 em 1, bem interessante:

A parte côncava, chamada de boleador, serve para raspar ou escavar o miolo de frutas e legumes. A finalidade é fazer bolinhas ou então retirar o miolo para poder rechear o alimento posteriormente:

Também pode ser utilizada para outros objetivos, como por exemplo, fazer bolinhas de manteiga bem geladas.
A parte pontiaguda, chamada de batedor, serve para fazer desenhos:

TSUKUDANI

É um tipo de conserva japonêsa, onde os ingredientes são cozidos no molho de soja. Levemente adocicado, pode ser preparado com inúmeros ingredientes para ser degustado com o bom e velho arroz branco japonês, recém saído da panela!
O meu preferido é o tsukudani de nori:

KINPIRA

Kinpira é um prato da culinária japonêsa que consiste básicamente em fatias longas e bem finas de legumes salteados. Geralmente o legume é cortado em formato de palitos bem finos ou "apontados" com uma faca como se faria com um lápis.
O kinpira mais popular é o de gobo. Cada um que o prepara, pode dar uma personalidade nova ao prato, customizando-o ao seu modo, sendo muito comum acrescentar fatias bem finas de cenoura, em proporções menores, para enriquecê-lo:

Muitos polvilham sementes de gergelim brancas ao final da preparação, mas isso é opcional.

HIJIKI


É uma alga riquíssima em cálcio (100 g fornecem 1400 mg de cálcio) e outros minerais. Muito versátil, pode ser consumida refogada com legumes, cozida com arroz, em saladas, etc.