TAKENOKO

Ou broto de bambú, é um alimento que possui propriedades anticancerígenas, além de ser bioativo e rejuvenescedor. Rico em potássio, é muito utilizado tanto na culinária japonesa quanto na chinesa.



São mais de 1000 as variedades de bambús. Os brotos frescos após descascados, devem ser cozidos por 15 minutos, pois alguns, geralmente os mais amargos, contém acido cianídrico, um veneno fortíssimo, prejucial ao nosso organismo e que se destrói com o cozimento. Portanto, é sempre importante saber a origem deste alimento e adquirí-lo de fontes confiáveis.
Dependendo da dureza dos brotos devem ser cozidos por mais tempo. Depois de cortados podem ser utilizados nas mais diversas receitas: refogados, risotos, ensopados, conservas. Há os que preferem assá-los ao invés de cozê-los, nesse caso são simplesmente colocados com a casca - que servirão como proteção - sobre a grelha, até que fiquem tenros por dentro.

4 comentários:

  1. meu sogro adora procurar isso e até faz competição com os amigos para ver que pega o maior, mas para eles lá, parece que não vale desse jeito que se pega aqui no Brasil, eles só pegam os que estão completamente abaixo da terra e aí é que parece que está a graça da competição, precisa ter muito olho pra saber que embaixo de certa protuberância, tem um takenoko de mais de 5kg. Aí, um pega um gigante e deixa na porta da casa do outro sem dizer nada e depois de alguns dias, tem outro maior na porta de sua casa.

    ResponderExcluir
  2. Os melhores brotos de bambu comestíveis são desses que também servem para fazer varas de pesca quando adultos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao contrário do que vc escreveu, os melhores são aqueles bem grossos e novinhos. Muito tenros!

      Excluir