AZUKI


É um tipo de feijão muito utilizado na culinária japonesa, geralmente de cor vermelha, é muito rico em proteínas, fósforo, cálcio, ferro, potássio, zinco, fibras solúveis e vitaminas do complexo B.
Este feijão fermenta menos do que os outros. Auxilia na formação óssea, fortifica e regenera rins cansados, sendo indicado para disfunções renais, hipertensão e diabetes. O consumo de arroz com feijão azuki fornece ao organismo uma combinação nutricional completa.
Antes de qualquer preparação, este feijão deve ser deixado de molho durante 10 a 12 horas. Deve-se cozinhá-lo preferencialmente na panela de pressão, durante 5 minutos, descartar a água, acrescentar nova água e cozinhar por mais 20 minutos.
Com este alimento também pode-se preparar uma infusão particularmente indicada para fortalecer os rins, a bexiga e os órgãos reprodutores, ajudando ainda a lidar com casos de obstipação e a eliminar o excesso de produtos animais. Basta colocar uma xícara de azuki numa panela, juntamente com uma tira de alga konbu (opcional) e adicionar quatro xícaras de água. Depois de levantar fervura, deve-se baixar o fogo para o mínimo e deixar o líquido borbulhar durante cerca de 30 minutos. No final, coa-se e bebe-se quente. Após a coação, se adicionar meia xícara de nabo ou rabanete ralados, obtém-se uma variante desta infusão indicada para dissolver cálculos renais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário