KAMABOKO

É o nome genérico para uma massa firme de peixe, típico da culinária japonêsa, podendo ser cozida em caldo, cozida no vapor ou frita, muito utilizada em sopas, ramenudon e soba. Os principais tipos são:

Aka kamaboko
É um dos mais básicos dos tipos de massa de peixe. Quando se fala em kamaboko, o que vem em mente é o kamaboko vermelho. Embora seja conhecido como vermelho (aka), na realidade, é preparado em tom de rosa. É modelada sobre uma pequena prancha de madeira, cozida no vapor e vendida tipicamente em forma semi-cilindrica:


Shiro kamaboko
Depois do kamaboko vermelho, o kamaboko branco (shiro) é provávelmente o tipo mais popular de massa de peixe japonêsa. A diferença entre o kamaboko vermelho, é que este é todo de cor branca, porém existem variações cuja parte superior é grelhada para criar uma casca ligeiramente dourada:


Naruto kamaboko
Famoso por ter uma espiral rosa no centro e pequenos sulcos na superfície exterior. Depois de cortado, ele enriquece a apresentação de qualquer prato que ornamenta:


Chikuwa
É uma massa de peixe grelhada, em forma de tubo cilíndrico e longo, oco no seu interior:


Satsuma age
É uma massa de peixe que é frita. Este tipo de massa de peixe está disponível geralmente em formatos chapados (retângulares, circulares, ovais) mas também podem ser preparados em forma de tubo cilíndrico ou bolinhas, por exemplo. São preparados com peixes brancos ou misturado com outros ingredientes, tais como vegetais (cenoura, renkongobo) ou outros tipos de frutos do mar e legumes, para criar diferentes sabores:


Hanpen
É uma massa de peixe preparada com uma mistura de peixe branco e inhame japonês, cozida, criando uma textura mais leve e macia. Tem formatos quadrados, redondos ou triângulares e podem ou não incluir ingredientes adicionados para alterar o seu sabor, como gengibre ou folha de shiso:


Konbumaki kamaboko
São massas de peixes que têm uma camada muito fina de alga marinha para ornamentar. Este tipo de kamaboko é um pouco mais caro que o tradicional e é frequentemente servido em ocasiões especiais, como por exemplo no Ano Novo:


Sasa kamaboko
Originário da província de Miyagi no Japão, é considerado uma especialidade da região. Preparados em forma de folhas de bambu (sasa), são frequentemente servidos torrados:


Kamaboko especiais
São kamaboko que quando cortados, apresentam belos desenhos como árvores, flores, kanji, personagens animais. São servidos frequentemente como integrante dos pratos do Ano Novo japonês ou outras festividades:


Kani kamaboko
É o nosso conhecido kanikama, uma massa de peixe que imita a carne de caranguejo, mas que na verdade é uma massa de peixe preparada com peixe branco e temperada com aroma de caranguejos. É popularmente utilizado como ingrediente do sushi Califórnia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário