TAMAGOYAKI


É um tipo de omelete japonesa, feita de diversas camadas de ovos temperados batidos, levemente adocicados e fritos numa frigideira retangular própria para essa finalidade:
Os tempêros básicos são: sal, aji-no-moto, hondashi, açúcar e sake culinário. Basta bater tudo levemente, com o auxílio de um fouet, apenas para incorporar os ingredientes.
O modo de preparo é simples: unte uma frigideira anti-aderente com um fio de óleo e leve ao fogo alto. Assim que esquentar, abaixe o fogo para o mínimo e verta um pouco da mistura batida, como se fosse fazer uma omelete muito fina. Assim que estiver quase frito, enrole a omelete para a frente, ou seja, para o lado oposto ao cabo da frigideira, de forma que se abra espaço para verter mais um pouco da mistura:
Por ser muito fina, na primeira fritada é difícil de enrolar a omelete, então, simplesmente empurre-a toda para frente:
Conforme a omelete vai ficando mais grossa, ela vai ficando mais fácil de ser enrolada.
Sobre a área livre na frigideira, verta um pouco mais da mistura. Quando estiver quase frito, enrole a omelete para o outro lado, ou seja, começando pela primeira porção que já estava pronta no fundo, enrole agora no sentido contrário.
Continue fazendo o mesmo procedimento até terminar toda a mistura: enrole a omelete frita, verta mais mistura na área livre da frigideira e enrole novamente no sentido oposto ao anterior.
Como podem perceber, não existe uma grossura para esta omelete. Tudo vai depender da quantidade de ovos utilizada, podendo ficar bem grossa se quiserem!

Um comentário: