TOOFU

É o queijo produzido a partir do leite de soja.
Por não ser de origem animal, não possui gordura saturada, consequentemente, é livre de colesterol. Fonte rica de proteínas, com vitaminas do complexo B e Ferro, possui também baixo teor calórico.
Por conter lecitina de soja, favorece a solubilização e o transporte do colesterol, reduzindo seu acúmulo nas paredes das artérias, reduzindo assim os níveis de colesterol ruim (LDL) e de triglicérides, prevenindo doenças cardiovasculares e circulatórias.
Existem mais de 30 tipos de toofu entre a China e o Japão. No Brasil, encontramos apenas seis tipos:

Tezukuri:

Ou toofu caseiro. Ideal para pratos quentes ou aquecido na chapa.

Momen:

Literalmente tecido de algodão, a maneira como era coado originalmente. Pode ser espesso, com consistência firme e sabor mais pronunciado, absorve bem a umidade e o sabor dos molhos, sendo ideal para fritar. Na versão macia, desmancha mais fácil que os outros. Usado em molhos e sobremesas, também substitui os ovos em várias receitas.


Kinugoshi:

"Kinu" significa seda e "goshi", coar - é tão macio que parece ter sido coado em seda. Derrete na boca e tem o sabor levemente adocicado. Não é prensado. É bom bem gelado ou bem quente com molho de soja e gengibre. No Japão, há seis tipos de kinugoshi, entre variações de textura e tipos de coagulantes. Combina com missoshiru, pode ser cozido no vapor, feito purê, molhos cremosos, pudins e patês.


Abura ague:

"Ague" significa frito. Fofinho, de textura porosa, continua suave mesmo depois de frito. Muito utilizado para preparar o inari zushi.

Kunsei:
Ou toofu defumado, é bastante usado na China, tem consistência firme e sabor marcante. Bom para saladas e pratos frios.


Dry:

É o toofu seco. De origem chinesa, é parecido com o momen, porém firme como um presunto. É bastante durável e seu sabor é intenso, por ter sido condensado. Bom para pratos na frigideira e também pode ser fatiado como carpaccio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário