WASABI

É um tempêro em pasta muito utilizado em sushi e sashimi:


Porém, esta pasta conhecida no Brasil como wasabi, na realidade não é wasabi. É na verdade, uma mistura de raiz-forte, corante e outros aditivos. Sim! Wasabi e raiz-forte são coisas distintas! A pasta do wasabi fresca é picante, porém muito mais suave que a raiz-forte, e ligeiramente fibrosa. O wasabi confere complexidade de sabor, enquanto a raiz forte dá mais picância.
Como possuem sabores similares, a raiz-forte é muito utilizada no lugar do wasabi, cujo preço é infinitamente mais alto que a raiz-forte: cada raiz chega a custar cêrca de 20 dólares! Porém, o sabor e o aroma são completamente diferentes da experiência de provar o wasabi ralado na hora.
Em alguns restaurantes, o wasabi chega à mesa in natura para ser ralado pelo próprio cliente. Assim, o sabor da raiz pode ser apreciado em seu auge, pois o gosto começa a se perder em 15 a 20 minutos, pois as enzimas liberadas quando ele é ralado, se evaporam rápidamente em contato com o ar, o que torna o wasabi tão perecível.

Na pequena cidade de Azumino, na província de Nagano, a fazenda Dayo de 15 hectares, uma das maiores propriedades dedicadas ao cultivo de wasabi do Japão, entrou no filme Sonhos, do mestre do cinema japonês, o diretor Akira Kurosawa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário